Browsing articles from "junho, 2012"
15/06/2012
Iza Franca

Dica: Criança Fala Cada Uma!

Confira o novo site SustagenKids , lá você vai encontrar um ambiente com dicas de alimentação, receitinhas gostosas para seu filhote (a), além de contar com a palavra de especialistas e um espaço especialmente dedicado ao papo de mãe. Ah, e tem diversão para você curtir com a criançada.

15/06/2012
Iza Franca

Pesquisa revela “hábitos e atitudes” de pediatras sobre as fórmulas infantis

A ResultaCNP®, empresa especializada em estudos e pesquisas, finalizou pesquisa idealizada pela Mead Johnson Nutrition que revela os “Hábitos e Atitudes de Pediatras”. O estudo, realizado com 100 profissionais dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, em novembro e dezembro de 2011, aponta os principais cuidados sobre a amamentação e quais nutrientes são os mais relevantes para o crescimento e desenvolvimento dos bebês, na opinião dos pediatras consultados.

100% dos médicos pesquisados apoiam e estimulam o aleitamento materno e na sua falta utilizam fórmulas infantis. “Não existe alimento melhor para o bebê do que o leite materno. Nele estão todos os nutrientes essenciais para o ótimo desenvolvimento da criança. Como profissionais, nossa missão principal é estimular e reforçar a amamentação”, explica o pediatra e nutrólogo Dr. Mário Cícero Falcão.

Perguntado aos pediatras quais nutrientes eles consideram mais importante nos primeiros meses de vida, 45% disseram ser o Ferro, 42% Proteínas, 39% DHA (ácido docosahexaenoico), 34% ARA (ácido araquidônico) e o cálcio foi mencionado em quinto lugar. “Ressalta-se que estes nutrientes têm impacto positivo no desenvolvimento neurológico da criança” como também informa o Dr. Mário Cícero Falcão.

Nutrientes mais importantes em uma fórmula infantil:

Indagados sobre a importância de cada nutriente citado por eles, 76% disseram que o Ferro é importante para evitar anemia; 26% que a Proteína é para o crescimento, 79% que DHA e ARA auxiliam no desenvolvimento mental e mais de 30% que DHA E ARA também auxiliam no desenvolvimento visual. Quase todos (93,3%) consideraram o cálcio importante para formação óssea.

Nutrientes Benefício
Ferro Evita anemia
Proteínas Auxilia no crescimento
DHA / ARA Auxilia no desenvolvimento mental e visual
Cálcio Ajuda na formação óssea

A importância do DHA e ARA é reforçada por diversas pesquisas no mundo que revelam os grandes atributos desses neuronutrientes. O estudo Drover, realizado em Dallas, Estados Unidos, que avaliou 229 lactentes, e utilizou o método Willats de avaliação da capacidade de resolução de problemas, provou que bebês que ingeriram DHA e ARA em níveis e proporções adequadas possuem desenvolvimento mental superior aos bebês que não receberam esses neuronutrientes.

O teste demonstra como lactentes alimentados com esses neuronutrientes, aos 9 meses, conseguem resolver facilmente problemas. Feito em 2 etapas, onde na primeira um brinquedo é apresentado a criança e posteriormente é escondido abaixo de um pano. As crianças que ingeriram as quantidades adequadas de DHA e ARA conseguiam rapidamente e sem perder a concentração na situação, levantar o pano descobrindo o brinquedo e agarrando-o, enquanto o outro grupo perdia o foco na ação e acabava não encontrando o brinquedo não resolvendo o problema proposto.

Já o estudo Diamond, realizado em Dallas e Kansas, Estados Unidos, comprova que DHA e ARA nos níveis e proporções adequadas são fundamentais para a maturação da acuidade visual e suas funções durante os primeiros meses de vida. O estudo realizado com 343 lactentes sadios, divididos em quatro grupos (cada um recebeu uma fórmula infantil com quantidade diferente de DHA), mostrou que bebês alimentados com uma fórmula sem DHA apresentaram, aos 12 meses de idade, uma acuidade visual significativamente menor do que os bebês que receberam uma das fórmulas com DHA e ARA. Sendo 0.32% de DHA e 0.6%de ARA os níveis suficientes para alcançar os benefícios desses neuronutrientes, níveis maiores que esses são desnecessários.

Exemplo dos resultados do estudo Diamond, na figura abaixo, a esquerda percebemos que bebês não alimentados com DHA e ARA são prejudicados na acuidade visual nos primeiros meses de vida, já os outros três grupos que receberam diferentes níveis e quantidade desses neuronutrientes mostram que dar mais do que o recomendado (0.32%) não faz diferença no desenvolvimento visual (imagem meramente ilustrativa).

Por fim, perguntados sobre os atributos mais importantes de uma fórmula infantil, os pediatras disseram o desenvolvimento mental (20,1%) em primeiro lugar, seguido por fortalecimento do sistema imunológico (11,7%) e ganho de peso e altura (10,9%).

Resumo dos principais resultados

  • Os pediatras consideram o Ferro (45%), Proteínas (42%), DHA     (39%) e ARA (34%) como os nutrientes mais importantes nas fórmulas infantis.
  • Bebês que recebem os níveis e proporções adequadas de DHA e ARA são favorecidos de desenvolvimento mental e acuidade visual.(conforme provado no estudo Drover e Diamond).
  • Com 20% dos médicos, o desenvolvimento mental é o atributo mais importante para os bebês. Seguido por fortalecimento do sistema imunológico (12%) e ganho de peso e altura (11%)
  • 79% mencionam que o DHA auxilia no desenvolvimento mental.

Metodologia: O método aplicado foi o descritivo de pesquisa, com foco quantitativo e coleta de dados por meio de entrevistas pessoais. Foram entrevistados 100 pediatras de São Paulo (capital e interior) e Rio de Janeiro (capital). A ResultaCNP® adotou recrutamento para selecionar amostra. Os médicos entrevistados atendem, em média, 372 crianças por mês em consultórios ou clínicas (70%), hospitais públicos (16%) e particulares (14%).

Sobre a Mead Johnson Nutrition

A Mead Johnson Nutrition – empresa fabricante de complementos alimentares e fórmulas infantis – foi fundada nos Estados Unidos há mais de um século e está presente em mais de 60 países, incluindo o Brasil, onde opera há mais de 50 anos. Sua missão é proporcionar a melhor nutrição no início da vida para as crianças do mundo inteiro, além de levar a seus consumidores todos os benefícios de uma nutrição de qualidade.

As fórmulas infantis da Mead Johnson têm a quantidade ideal dos ácidos graxos DHA e ARA, responsáveis pelo desenvolvimento cerebral e cognitivo da criança. Os mesmos componentes são encontrados, principalmente, no leite materno ou em fórmulas infantis, quando não há possibilidade de a mãe amamentar o filho.

Quer saber mais? Clique aqui!

Fonte: S2Publicom


14/06/2012
Iza Franca

Não esqueça: Sábado é dia de vacinação contra a poliomielite

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (13) a realização de mais uma campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. A campanha inicia neste sábado (16), se estendendo até o dia 06 de julho, e será realizada em parceria com estados e municípios. A meta é imunizar, contra a paralisia infantil, 95% do total de 14.1 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, o que representa 13,5 milhões. Neste sábado, o ministro participa, em Minas Gerais, do Dia D de mobilização nacional. Todas as crianças menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenha sido vacinadas.

05/06/2012
Iza Franca

Cata Vento Espaço Cultural Ciência

Fica dica para a criançada que está ou que vem visitar a capital paulista.

Um dia garantido de diversão e educação.

Vale conferir!

Ah, você adulto também vai adorar.

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h, inclusive nos feriados. Entrada até às 16h.

Mais informações: Confira o Portal Governo do Estado de São Paulo.